WPJ & Associados

  • Home
  • Serviços
  • Produtos
  • Projetos
  • WPJ Responde
  • The Money Call
  • WPJ no YouTube
  • [SIGNIN]
    [SIGNUP]

    Economia e mercado

    Como esperado pelo mercado, em sua reunião de 15 e 16 de março, o Comitê de Política Monetária do Banco Central – Copom decidiu subir a referência da taxa de juros das transações no âmbito do SELIC (a “taxa Selic”, considerada a taxa de juros básica da economia) para 11,75% a.a. 😲 Segundo a ata divulgada no dia 22, a decisão foi baseada na degradação do ambiente financeiro mundial, muito em consequência da invasão da Ucrânia. Um dos sinais mais claros é o aumento do preço das commodities nas últimas semanas. A isto soma-se o debate em grandes economias em torno da reversão do processo de globalização, o que pode ter consequências negativas para a economia brasileira. 😰

        Variação
    na semana na quinzena no mês no ano
      2022-03-25 2022-03-18 2022-03-11 2022-02-25 2021-03-26
    Ibovespa 119,081.00 3.27 ↑ 6.60 ↑ 5.25 ↑ 3.75 ↑
    S&P 500 4,543.04 1.79 ↑ 8.06 ↑ 3.61 ↑ 14.30 ↑
    NASDAQ Composite 14,169.30 1.98 ↑ 10.32 ↑ 3.47 ↑ 7.84 ↑
    FTSE 100 7,483.35 1.06 ↑ 4.58 ↑ -0.08 ↓ 11.02 ↑
    Hang Seng 21,404.88 -0.04 ↓ 4.14 ↑ -5.98 ↓ -24.46 ↓
    Óleo cru Brent 120.65 11.79 ↑ 7.08 ↑ 23.20 ↑ 86.85 ↑
    Soja 1,710.00 2.52 ↑ 1.14 ↑ 7.53 ↑ 22.10 ↑
    Dólar → Real 4.74 -5.59 ↓ -6.53 ↓ -8.12 ↓ -17.60 ↓
    Euro → Real 5.21 -6.18 ↓ -5.94 ↓ -10.47 ↓ -23.29 ↓
    Euro → Dólar 1.10 -0.65 ↓ 0.68 ↑ -2.52 ↓ -6.89 ↓
    Libra → Dólar 1.32 0.02 ↑ 1.12 ↑ -1.66 ↓ -4.39 ↓

    Por outro lado, alguns indicadores internos, como o PIB do quarto trimestre de 2021, especialmente de comércio e serviços, mostram melhoras. Também o mercado de trabalho vem mostrando sinais de recuperação consistente. Para 2022, o Copom mostra-se otimista quanto ao crescimento brasileiro, impulsionado pela agropecuária e pelo “processo remanescente de normalização da economia” pós-pandemia. 😃

    A taxa de inflação porém, segue alta e disseminada entre os diversos componentes da economia. Os preços dos bens manufaturados permanecem subindo e agora os serviços também reajustam suas tabelas. Não há grandes esperanças de que a inflação do ano possa ficar dentro da meta. Enquanto o mercado prevê taxas de 6,4% e 3,7% para 2022 e 2023 (veja Focus, abaixo), o Copom trabalha com taxas ao redor de 7,1% para 2022 e 3,4% para 2023. Neste cenário, ter-se-ia uma “trajetória de juros que se eleva para 12,75% a.a. em 2022 e reduz-se para 8,75% a.a. em 2023”.

    Ainda na ata da reunião de março, o Copom salienta duas preocupações de grande relevância. A primeira é com a trajetória do preço do petróleo. A “hipótese usual” seria de barril a USD 118 em março de 2022, chegando a USD 121 no final de 2023. Porém, no dia seguinte ao da divulgação da ata, os contratos futuros de Brent fecharam a USD 121.60 em Londres. 😒

    A segunda preocupação é com a situação da política fiscal brasileira. Deixando nas entrelinhas a preocupação com aumento de gastos com motivações eleitorais, a ata salienta que “o processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira é essencial para o crescimento sustentável da economia. Esmorecimento no esforço de reformas estruturais e alterações de caráter permanente no processo de ajuste das contas públicas podem elevar a taxa de juros estrutural da economia.”

    Quanto ao rítmo do aumento da taxa de juros, num parágrafo críptico, o Copom diz ter optado por “uma trajetória de juros mais tempestiva do que a embutida em seus cenários” 🙄. Tanto por conteúdo quanto por forma, a frase sugere que o comitê já tenha realizado a maior parte dos aumentos que julga necessário dado o cenário atual. De fato, o relatório Focus desta segunda-feira projeta que a Selic chegará ao fim de 2022 em 13%, apenas 1,25 ponto percentual acima do nível atual.

    Já nos EUA, o mercado acredita que em fevereiro de 2023 a taxa básica do FED será da ordem de dois e meio por cento. A razão do consenso é uma ampla percepção de que o sistema de reserva federal agirá com maior vigor para conter a crescente inflação. 🤠 Porém, esta não é uma escolha fácil. Embora o nível de emprego tenha aumentado significativamente, taxas de juros altas demais podem levar o país a uma recessão e ao desemprego. Isto é um problema para o governo Biden, no momento em que os EUA travam uma guerra econômica contra o “Império do Mal 2.0” e se aproximam as eleições legislativas de novembro.

    E, na Zona do Euro, a presidente do BC Europeu Christine Lagarde deixa claro que não tem pressa em subir juros. Com uma guerra na esquina que pode cortar uma de suas fontes de energia, a Europa não está disposta a enfrentar uma recessão.

    Mercado de capitais

    O Ibovespa continuou em forte alta😎, impulsionado pela entrada de capital estrangeiro no Brasil. Embora com um rítmo de crescimento menor do que na semana anterior, o índice da B3 quase chegou nos tão esperados 120 mil pontos. A valorização do índice entre 11 e 25 de março foi de 6,60%.

    Paternoster square, Londres, vista da Catedral de São Paulo. O prédio no lado direito é a sede da London Stock Exchange desde 2004 (Créditos)

    Nos Estados Unidos, o S&P 500, que chegara a perder 200 pontos na quinzena anterior, recuperou-se a partir do dia 14, fechando 25 a 4.543 pontos. O mesmo caminho foi traçado pelo NASDAQ Composite, que recuperou nas duas últimas semanas as perdas acumuladas desde 15 de fevereiro. Este movimento de alta está associado ao temor 😬 de que mesmo com o aumento dos juros básicos nos EUA a inflação continue aumentando. Como proteção, os investidores podem estar deixando o mercado de títulos e buscando empresas que possam repassar seus custos aos clientes.

    Já em Londres, O FTSE 100 recuperou boa parte das perdas do início do mês, mas na sexta-feira ainda permanecia ainda um pouco abaixo de seu valor em 15 de fevereiro. E, em Hong Kong, o índice Hang Seng permanece em baixa, após uma forte queda em que perdeu 25% de seu valor entre 14 de fevereiro e 15 de março, descendo de 24.557 para 18.415 pontos 🤒. Na sexta-feira, 25, o índice fechou a 21 mil pontos, depois de alcançar 22 mil na quarta-feira. Os analistas atribuem esta queda ao endurecimento da política do governo chinês em relação à liberdade de operação das grandes empresas.

    Commodities

    No mercado de commodities, o petróleo recuperou os preços depois de um certo recuo. Os contratos futuros Brent fecharam a sexta-feira a USD 120,65, uma alta de 11,79% na semana e 23,20% no mês.

    Câmbio

    A entrada de capital estrangeiro no Brasil é apontada como a causa da queda tanto do dólar norte-americano quanto do euro. De fato, as curvas do Ibovespa e do dólar praticamente se espelham a partir de 14 de março. 😍

    Expectativas para a economia brasileira

    O Relatório Focus do dia 25 de março já incorpora as reações ao aumento da taxa Selic para 11,75% a.a. O mercado acredita que no fim de 2022 a taxa estará em 13%, mesmo patamar apontado na semana anterior. A expectativa do PIB permanece estável em 0,50% enquanto que o dólar seria trocado por R$ 5,25. No relatório anterior o câmbio seria de R$ 5,30. Já a expectativa do PIB permanece parada em 0,50% de crescimento em 2022.

    Para 2023, a percepção do IPCA se eleva de 3,75% para 3,80%, o crescimento do PIB permanece estável em 1,30%, o câmbio agora é esperado a R$ 5,20 no fim do ano e a expectativa da taxa Selic permanece a mesma da semana anterior, 9,00%.

    Para 2024 e 2025 as expectativas não se alteram, salvo uma ligeira melhoria da expectativa do PIB, que passa para 3,80% em 2024.

    Yellow Uber

    Os famosos táxis amarelos (Yellow Cabs) em Nova York. (Créditos)

    Após anos de conflito, a Uber e os cab-drivers de Nova York fizeram as pazes. A empresa anunciou que incluirá os famosos taxis amarelos em seu aplicativo. Com isto, os 14 mil taxistas oficiais da cidade passam a ter mais chance de se manterem ocupados o dia todo. E a Uber ganha acesso a mais 14 mil veículos e seus motoristas.

    Bonus fact: há dez anos, o preço de uma “autonomia” de táxi em NYC (lá chamada de “medallion”) era um milhão de dólares. Hoje está na cada de apenas cem mil.

    Problema resolvido

    A Berkshire Hathaway, holding company de Warren Buffet, estava com uns 150 bilhões de dólares (mais ou menos metade das reservas cambiais do Brasil) no caixa sem saber exatamente o que fazer. O problema é que o mercado esteve alta em 2021, elevando o preço das ações. E como o resultado das empresas não sobe na mesma proporção, um preço de aquisição mais alto implica numa rentabilidade menor.

    Mas o conglomerado com sede em Omaha, Nebraska, acabou decidindo-se pela aquisição da seguradora Alleghany Corp, incluindo sua subdiária Transatlantic Holdings Inc, um namoro de uns sessenta anos. A oferta feita em 21 de março foi de cerca de 11,8 bilhões, US$ 848.02 à vista por ação da seguradora, representando um prêmio de 25% acima do seu preço de fechamento na sexta-feira, 18.

    Na segunda, os papeis da Alleghany subiram 23,8%, valorizando-se em US$ 167.85 por ação fechando a US$844.60. Já as ações da Berkshire Hathaway subiram 2,3%, tendo o terceiro melhor fechamento de sua história: US$ 525,000 – sim, 525 mil dólares por ação.

    Uhroarrrrrr... uhroarrrrrr...

    A Amazon Prime concluiu a aquisição da Metro-Goldwyn-Mayer por US$ 8 bilhões. Agora o provedor de filmes e séries on demand passa a ter em seu catálogo James Bond, Pantera Cor-de-Rosa, Robocop, O Mágico de Oz e E o Vento Levou… No total são mais de quatro mil títulos de filmes e 17 mil de séries.

    A tentação do dirigismo...

    O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, inaugurou na segunda-feira, 21, o novo Aeropuerto Internacional General Felipe Ángeles, que tem por objetivo aliviar o tráfego do congestionado Aeropuerto Internacional de Ciudad de México. Em termos de área, o AIFA é o terceiro maior do país, atrás do AICM e do internacional de Cancún. O terminal é considerado espartano, refletindo a visão do governo de que a realidade social mexicana tornaria uma obra luxuosa moralmente inaceitável.

    Vista aérea do aeroporto durante a construção. (Créditos)

    O novo aeródromo, como vários no Brasil, foi construído ao lado de uma base aérea, a Base Aérea Militar N.º 1 de Santa Lucía. A obra e a operação do novo aeroporto foram entregues às Forças Armadas, através da Secretaria de la Defensa Nacional, SEDENA. Esta nova peça de infraestrutura faz parte do plano de Obrador de “revolucionar” diversos aspectos da vida mexicana antes do fim de seu mandato em 2024. A decisão de construção do AIFA foi tomada em conjunto com a decisão do cancelamento do projeto do novo aeroporto de Texcoco, mais perto da capital porém numa área pantanosa de difícil manejo.

    Texcoco, também chamado Nuevo Aeropuerto Internacional de la Ciudad de México seria construído e operado pelo Grupo Aeroportuario del Valle de México, uma espécie de Infraero da grande Cidade do México. Embora estatal, o GAVM tem expertise na operação aeroportuária e buscava uma solução que, apesar de problemas de engenharia e meio-ambiente, era considerada economicamente viável.

    Porém Obrador, numa demonstração do velho dirigismo latino-americano que não conhece ideologia (Obrador é considerado de “esquerda” mas age como outros considerados de “direita”), passou por cima da lógica econômica. Seu novo aeroporto é virtualmente uma extensão da Força Aérea mexicana, de certa forma lembrando o estilo soviético de empreender. Além disto, o trajeto rodoviário entre o aeroporto e o centro da capital, que tem um dos piores trânsitos do mundo, é de cerca de 60 km. Para comparação, a distância entre Guarulhos e São Bernardo do Campo, no lado oposto da metrópole paulista, é de 47 km.

    Como resultado, os capitalinos podem levar mais de duas horas para chegar ao novo aeroporto de carro, o que é mais tempo do que a duração da maioria dos voos domésticos – e mesmo de alguns para destinos estrangeiros, como San Diego ou Houston. Isto sem considerar a necessidade de estar-se no aeroporto duas horas antes do voo, o que Obrador pretende resolver com um simples decreto baixando o tempo para uma hora. Em sua visão dirigista, as necessidades operacionais das companhias aérea, claro, não têm importância. E para aumentar o problema de acesso, Felipe Ángeles está sendo inaugurado sem conexão ferroviária.

    Em consequência, os mexicanos não demonstram grande interesse em usar o novo aeródromo, preferindo os outros aeroportos da capital. E, se não há interesse dos passageiros, há grandes dúvidas se haverá interesse das companhias aéreas e dos demais grupos comerciais necessários para dar vida a um aeroporto.

    O novo aeroporto mexicano reflete a tentação do dirigismo que domina o governo Obrador. Esta é apenas uma das obras que o presidente atual pretende deixar como parte de seu legado transformador. Outras são uma refinaria de petróleo, um trem de turismo na península de Yucatan e uma linha ferroviária entre as costas ocidental e oriental do país. E para poder terminar tudo a tempo, o governo parece estar passando por cima de normas técnicas e mesmo do bom senso.

    Numa mentalidade moderna, o governo não se meteria numa obra de infraestrutura deste porte, deixando-a a cargo da iniciativa privada. Uma vez concluído, o novo dispositivo de infraestrutura geraria impostos que poderiam ser investidos em melhorias nos sistemas de educação e de saúde. Ao meter-se a empreendedor, o Estado assume os riscos do empreendimento que, se negativos, serão um grande ônus não para o governante mas para o contribuinte.

    ...também entre nós!

    Os dois “pré”-candidatos ao Palácio do Planalto mais bem posicionados nas pesquisas estão defendendo alguma forma de ingerência governamental nos preços dos combustíveis.

    Defasagem na trajetória dos juros entre EUA e Eurozona

    Mme Christine Madeleine Odette Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (Créditos)

    A presidente do Banco Central Europeu declarou na segunda-feira, 21, que o BCE não seguirá a mesma trajetória de elevação das taxas de juros básicas do Federal Reserve System. Segundo Christine Lagarde, as duas economias já estavam em posições distintas dentro do ciclo econômico e a proximidade física faz com que a Zona do Euro esteja mais exposta às consequências econômicas do conflito na Ucrânia.

    Uma dessas consequências é a necessidade de mudanças na matriz energética europeia, eliminando a dependência do petróleo e gás russo. No longo prazo, o objetivo é uma economia mais verde. 🤩 Tal transição pode trazer inflação de preços no curto e médio prazos porém no futuro os custos para os consumidores devem ser reduzidos.

    Rápidas

    • O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida anunciou US$ 42 bilhões em investimentos na Índia. Ao mesmo tempo, o chefe de governo do Japão está trabalhando para que seu colega indiano, Narendra Modi, repudie formalmente a invasão da Ucrânia. O governo indiano, assim como o brasileiro, tem mantido uma posição ambígua sobre o episódio.
    • O banco Credit Suisse estima haver 56 milhões de milionários no mundo.
    • Segundo a Agência Internacional de Energia, em 2021 foram vendidos 6,6 milhões de veículo elétricos (EV), mais ou menos o dobro de 2020.
    • Sugestão empreendedora: gravar vídeos de três minutos de caminhões estacionados onde não devem ou com motor ligado sem necessidade em Nova York. A prefeitura para 25% das multas como recompensa.
    • Os estados norte-americanos de Maryland e Georgia suspenderam por um mês os impostos incidentes sobre a gasolina. Outros estados, incluindo Nova York e Illinois estão discutindo medidas semelhantes. Na Europa, os governos da Itália e da França também estão reduzindo o impacto do fisco no preço do combustível. Ao mesmo tempo, a União Europeia está propensa a impor sanções também aos produtos de energia russos, incluindo gás natural e petróleo.
    • Como na semana passada, a Rússia conseguiu pagar os juros de outro título de sua dívida soberana, desta vez no montante de 66 milhões de dólares. Os próximos vencimentos estão marcados para 28 de março (US$ 102 mi), 31 de março (US$ 447 mi) e 4 de abril (US$ 2 bi).
    • Na terça-feira, 22, ocorreu uma reunião entre o primeiro-ministro de Israel Naftali Bennett, o presidente egípcio Abdel-Fattah el-Sissi e o príncipe herdeiro de Abu Dabi, Maomé bin Zayed al-Nahyan. Além do programa nuclear iraniano, foi discutido o problema da invasão da Ucrânia e a consequente crise alimentar que tem grave impacto sobre o Egito, o maior importador de trigo do mundo. O encontro teve lugar em Sharm el-Sheikh, um balneário no sul da península do Sinai, região onde Egito e Israel travaram um conflito durante várias décadas. Entendimento entre antigos inimigos é sempre uma boa notícia.
    • As ações da Alibaba, a empresa chinesa que vende toda sorte de quinquilharia pela internet, perderam metade de seu valor de mercado no ano passado. Seja para tentar melhorar o preço das ações ou para aproveitar ela mesma a oportunidade, a empresa já tinha anunciado um programa de recompra de papeis. Inicialmente, estavam disponíveis USD 15 bilhões para a manobra. Porém, na terça-feira, 22, foi divulgado que o caixa do programa era agora de 25 bi, cerca de 10% da capitalização atual da companhia fundada por Jack Ma. Vale lembrar que o governo chinês vem impondo graves pressões à Alibaba e outras gigantes de “tech” como a empresa de jogos online Tencent e a Didi, versão chinesa do Uber.
    • As ações da fabricante de implementos agrícolas John Deere vem subindo nos EUA, na antecipação de que a invasão da Ucrânia aumentará a demanda por equipamento agrícola no Ocidente.
    • A Tesla inaugurou em 22 de março sua fábrica na Alemanha com a intenção de fabricar inicialmente 500 mil automóveis elétricos por ano.
    • Segundo o Citygroup, quem investiu no mercado mundial de artes teve um retorno de 28% nos primeiros 19 meses da pandemia.
    • O preço médio de um comercial de 30 segundos durante a transmissão do “Oscar” está na casa de 1,7 milhão de dólares e todos os 60 “slots” já foram vendidos. Não é pouco mas o preço para anunciar no tal do Super Bowl é de uns seis milhões e meio.

     

    Estes são os assuntos do The Monday Call desta segunda-feira. Obrigado pela leitura e por seu interesse. Até a próxima edição.

    The Monday Call é um produto da WPJ & Associados.